LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS — 1º Trimestre de 2019
Título: Batalha
Espiritual — O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Comentarista: Esequias
Soares
Lição 3: A natureza
dos demônios — Agentes da maldade no mundo espiritual
Data: 20 de
Janeiro de 2019
TEXTO
ÁUREO
“E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o
Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os
seus anjos foram lançados com ele” (Ap 12.9).
VERDADE
PRÁTICA
Os demônios são os anjos que se rebelaram contra Deus seguindo o seu
maioral, Satanás.
LEITURA
DIÁRIA
Segunda — Mt 12.24
Belzebu, o próprio Satanás, é o príncipe dos demônios
Terça — Mt 25.41
Satanás e seus anjos já têm um lugar preparado — o abismo
Quarta — Lc 10.18,19
Satanás é um ser já derrotado
Quinta — At 8.7
Os demônios são identificados como espíritos imundos
Sexta — At 19.12
O Novo Testamento descreve os demônios como espíritos malignos
Sábado — 1Tm 4.1
O apóstolo Paulo chama os demônios de espíritos enganadores
LEITURA
BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 12.7-10.
7 — E houve
batalha no céu: Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam
o dragão e os seus anjos,
8 — mas não
prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus.
9 — E foi
precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que
engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram
lançados com ele.
10 — E ouvi uma
grande voz no céu, que dizia: Agora chegada está a salvação, e a força, e o
reino do nosso Deus, e o poder do seu Cristo; porque já o acusador de nossos
irmãos é derribado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite.
HINOS
SUGERIDOS
212, 258 e 305 da Harpa Cristã.
OBJETIVO
GERAL
Conscientizar de que os demônios são anjos decaídos que se rebelaram
contra Deus e o maioral deles é Satanás.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve
atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico I com os
seus respectivos subtópicos.
· I. Apresentar a origem dos
demônios conforme as Escrituras;
· II. Expor a respeito da
batalha no céu;
· III. Destacar o maioral dos
demônios;
· IV. Mostrar o poder de
Jesus sobre os demônios.
INTERAGINDO
COM O PROFESSOR
Uma das
necessidades permanentes do(a) professor(a) da Escola Dominical é realizar um
programa continuado de estudos. Assim, ele estará se atualizando. As áreas de
Teologia Bíblica, História da Igreja, Teologia Sistemática e Métodos Didáticos
são conteúdos básicos para um programa sério de estudos do(a) professor(a) da
Escola Dominical. Ou seja, é importante que o professor e a professora alternem
a leitura de bons livros nessas áreas. Naturalmente, os educadores cristãos
devem conhecer outras áreas do conhecimento também. Entretanto, as disciplinas
mencionadas são a coluna de um programa sério de leitura para o Educador
Cristão.
Nesta semana estudaremos Demonologia, uma matéria da Teologia
Sistemática que, como todo assunto doutrinário, tem elos com a Teologia Bíblica
e a História da Igreja. A partir dessas áreas de conhecimento, podemos
compreender o que as Escrituras dizem sobre o assunto, como os primeiros
cristãos originais entendiam o tema e o processo que resultou a doutrina que
conhecemos hoje. Por isso, o programa de leitura é imprescindível na vida de
quem leva a sério o ministério do magistério cristão. Boa aula!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
A Demonologia é uma parte da Angelologia, a doutrina dos anjos, porque
tanto demônios quanto anjos são criaturas espirituais e invisíveis. A presente
lição pretende mostrar a origem, a natureza e os objetivos dos demônios e do
seu maioral.
PONTO CENTRAL
Satanás e seus
demônios se rebelaram contra Deus.
I.
ORIGEM DOS DEMÔNIOS
1. Os
anjos caídos e os demônios. Eles são os restantes dos anjos que
seguiram Satanás após a sua rebelião contra Deus (v.9). A tradição judaica
antiga descreve essa queda de maneira mais ampla na literatura apocalíptica do
período interbíblico como os Oráculos Sibilinos e os livros de Enoque.
2. A expulsão do querubim ungido. A Bíblia diz que Satanás é o
maioral dos demônios (Mt 12.24; 25.41). No princípio, Deus criou o querubim
ungido, perfeito em sabedoria e formosura, o qual era o selo da simetria (Ez 28.12-15).
Ele se rebelou contra Deus e foi expulso do céu (Is 14.12-15). Com sua queda,
saíram com ele os anjos que aderiram à rebelião, e uma parte deles continua em
prisão (2Pe 2.4; Jd 6). Apesar de a Bíblia não fornecer detalhes sobre os
demônios, essas passagens bíblicas podem apontar a sua origem.
3. Os demônios na cultura pagã. Os termos gregos traduzidos por
“demônio” no Novo Testamento são daimonion, “demônio, um
deus, uma divindade”, para designar os deuses pagãos (Dt 32.17); e daimon, “um espírito mal,
demônio”. Os demônios foram posteriormente concebidos como seres espirituais
intermediários bons ou maus, ou seja, os anjos e os espíritos malignos. A
natureza inconsequente desses espíritos os associa com o mal, com toda a
maldade do mundo.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
Os
demônios são anjos que acompanharam o “querubim ungido” quando este foi expulso
em rebelião contra Deus.
SUBSÍDIO
DIDÁTICO—PEDAGÓGICO
Quem são os
demônios? O que eles fazem? Essas perguntas podem ser elaboradas na lousa ou em
um slide, ou ainda, em um retroprojetor. Iniciar a aula fazendo essas perguntas
ajuda os alunos a reflexão acerca da identidade dos espíritos malignos que a
Bíblia descreve. O professor, ou a professora, pode usar esta citação para uma
resposta mais elaborada sobre os anjos caídos: “São os que se rebelaram contra
Deus. Eles foram criados por Deus e eram originalmente bons e, assim como o ser
humano, dotados de livre-arbítrio; porém, sob a direção de Satanás, eles
pecaram e rebelaram-se contra Deus, tornando-se maus. São identificados como
‘espíritos imundos’, ‘espíritos malignos’, ‘demônios’” (Declaração de Fé das
Assembleias de Deus. RJ: CPAD, 2017, p.89).
II.
A BATALHA NO CÉU
1. O
arcanjo Miguel e o dragão (v.7). Miguel é anjo, o príncipe dos filhos
de Israel, na qualidade de arcanjo, e lidera uma guarnição angelical (Dn
10.13,21; 12.1; Jd 9). O dragão é identificado com o próprio Diabo e Satanás, a
antiga serpente (v.9), em uma referência à serpente do Éden (Gn 3.1-4,13-15).
Miguel é mais poderoso do que o dragão, pois peleja pelo poder de Deus e,
juntamente com os seus liderados, expulsa Satanás e seus anjos do céu (Ap
12.8).
2. A expulsão de Satanás (v.8). Essa passagem é muito disputada
pelos expositores bíblicos e há diversas interpretações. Nessa guerra
escatológica, há os que acreditam que se trata da queda original de Satanás, e
outros afirmam que não há ligações com essa queda. Outra interpretação é que
Satanás teria acesso ao céu antes da ascensão de Jesus. O argumento usado se
baseia em algumas passagens do Antigo Testamento (1Rs 22.23; Jó 1.6-9; 2.1-6;
Zc 3.1,2). De uma forma ou de outra, a derrota do Inimigo já está decretada,
conforme revelou o próprio Senhor: “Eu via Satanás, como raio, cair do céu” (Lc
10.18). A expressão “eu via” diz respeito a uma ação contínua, e isso mostra
que Jesus contemplava, em visão, a queda de Satanás, enquanto os setenta
pregavam o evangelho.
3. A vitória final sobre Satanás. A derrota final de Satanás, na
verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus. A partir
daí, as acusações do Diabo contra nós caíram por terra, porque quem nos
justifica diante de Deus é o próprio Cristo (Rm 5.1; 8.33). No Apocalipse,
vemos que Miguel e seus anjos vencem o dragão e seus demônios (Ap 12.7-9). O
mérito da vitória, porém, não cabe ao arcanjo, pois este sempre atuou em nome
do Senhor (Jd 9). Mais adiante, o Diabo é amarrado por mil anos, para,
finalmente, ser lançado no lago de fogo (Ap 20.3,10). Diante das arremetidas do
adversário, sejamos valentes e confiantes na pronta intervenção divina, pois
temos, nesta luta, uma gloriosa promessa (Rm 16.20).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
A
Batalha no Céu ocorrerá entre o arcanjo Miguel e o dragão, o Diabo.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
“Nesta ocasião
[Grande Tributação], de acordo com Apocalipse 12.7, ‘houve batalha no céu’. Os
adversários são Miguel e seus anjos que lutam contra o dragão (Satanás) e seus
anjos (demônios). A batalha é curta e o resultado, indiscutível — Satanás e
seus anjos ‘não prevaleceram; nem mais o seu lugar se achou nos céus’ (Ap
12.8). Embora este evento ainda seja futuro, o seu acontecimento e resultado
são tão certos que são descritos no tempo passado do verbo. Com resultado desta
batalha, Satanás e seus anjos serão lançados à terra, e virão com uma vingança
contra a nação de Israel, em um inútil esforço de destruíste e frustrar a
promessa que Deus fez a Abraão, de fazer de Israel uma grande nação (Dn 12.1; Ap
12.9-17)” (LAHAYE, Tim; HINDSON, Ed. Enciclopédia Popular de Profecia
Bíblica. RJ: CPAD, 2017, p.102).
CONHEÇA
MAIS
Demônios ativos e operantes no Mundo
“São demônios que, sem serem vistos, agem atualmente. Cegam os ímpios
para a verdade do evangelho (2Co 4.4) e promovem falsas doutrinas (1Tm 4.1).
Distraem os cristãos, atrapalhando-os no cumprimento dos planos de Deus para o
amadurecimento espiritual em suas vidas”. Leia mais em Enciclopédia
Popular de Profecia Bíblica, CPAD, p.126.
III.
O MAIORAL DOS DEMÔNIOS
1. A Serpente. O termo “dragão” é drakon em grego e é
usado na Septuaginta para traduzir algumas palavras hebraicas, como tanim e leviatan, cujo sentido é
diversificado como ‘monstros, animais do deserto, serpentes’. No Novo
Testamento, só aparece em Apocalipse, e aqui é chamado de “o grande dragão, a
antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana todo o mundo” (v.9). A
serpente que enganou Eva é o próprio Satanás (Gn 3.1-4,14,15). Ele é perito em
enganar como fez com Eva e ainda hoje esta é uma de suas especialidades (2Co
2.11; 11.3).
2. Satanás. Não é possível descrever todos os nomes do inimigo de Deus e do
seu povo. O nome mais conhecido vem do hebraico satan, “Satanás,
adversário”. É no prólogo do livro de Jó que Satanás aparece pela primeira vez
como ser espiritual que acusa os justos diante de Deus. As Escrituras o revelam
primeiramente com nome pessoal quando induz o rei Davi a fazer o recenseamento:
“Então, Satanás se levantou contra Israel e incitou Davi a numerar a Israel”
(1Cr 21.1).
3. O Diabo. O termo grego diábolos, “caluniador”, é
usado com frequência na Septuaginta para traduzir a palavra hebraica satan, “adversário”. O
termo vem do verbo diabállo, “acusar, difamar, enganar, provocar
um desacordo”. A especialidade dele é enganar e acusar (v.10). Jesus disse que
a essência da natureza dele é a mentira: “Vós tendes por pai ao diabo e quereis
satisfazer os desejos de vosso pai; ele foi homicida desde o princípio e não se
firmou na verdade, porque não há verdade nele; quando ele profere mentira, fala
do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira” (Jo 8.44). Sua
habitação ainda não é o inferno; ele ainda será lançado nesse lugar, “o fogo
eterno preparado para o diabo e seus anjos” (Mt 25.41).
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Há
muitos nomes que a Bíblia dá ao Inimigo: Serpente, Satanás e Diabo.
IV.
O PODER DE JESUS SOBRE OS DEMÔNIOS
1. O contexto bíblico. Há relativamente pouco registro
sobre os demônios no Antigo Testamento. A Septuaginta traduz quatro termos
hebraicos por daimonion, “demônio”, e um
por daimon (Is 65.11). A
tradição judaica considera os demônios como anjos caídos que se uniram a
Satanás na sua rebelião contra Deus. Os demônios são identificados no Novo
Testamento como os espíritos imundos (Lc 4.33; 8.29; Ap 18.2) e os espíritos
malignos (Lc 8.2). Eles são malévolos, podem entrar nas pessoas (Lc 11.24-26) e
causam todo o tipo de doença (Lc 9.39-42), embora nem todas enfermidades sejam
de origem demoníaca (Lc 13.32).
2. O triunfo de Cristo. A vitória preliminar de Jesus
sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11). O Diabo já está
derrotado preliminarmente (Jo 12.31). Jesus disse que o príncipe desde mundo já
está julgado (Jo 16.11). Mesmo assim, ele continua se opondo à obra de Deus.
Satanás causou diversos infortúnios ao apóstolo Paulo, com o espinho na carne
(2Co 12.7) e o impedimento nas jornadas missionárias (1Ts 2.18). Nós não
devemos ignorar as suas astúcias (2Co 2.11). Em breve, Deus “esmagará Satanás
debaixo de nossos pés” (Rm 16.20).
SÍNTESE DO TÓPICO (IV)
Em
seu ministério, Jesus demonstrou seu poder sobre os demônios.
SUBSÍDIO
DOUTRINÁRIO
“A vitória de nosso
Senhor sobre os ataques de Satanás qualificaram-no para ir à cruz. Ali Satanás
parecia ter conseguido a sua vitória, evitando o estabelecimento de um reino
messiânico, mas, ironicamente, esta vitória de curta duração na realidade
destruiu o reino do próprio Satanás. Na cruz, os pecados da humanidade foram
completamente pagos, e a derrota de Satanás foi garantida, embora não seja até
o final do Milênio que ele, por fim e permanentemente, seja confinado ao eterno
lago de fogo” (LAHAYE, Tim; HINDSON, Ed. Enciclopédia Popular de
Profecia Bíblica. RJ: CPAD, 2017, p.412).
CONCLUSÃO
Os demônios
são reais, são espíritos maus e imundos, o oposto dos anjos. Jesus é a única
garantia de que eles nada podem contra nós; antes, Jesus disse: “Eis que vos
dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada
vos fará dano algum” (Lc 10.19).
PARA
REFLETIR
A respeito de “A
natureza dos demônios”, responda:
Quais os significados
dos termos gregos daimonion e daimon?
Daimonion, “demônio, um deus,
uma divindade”, para designar os deuses pagãos (Dt 32.17); e daimon,
“um espírito mal, demônio”.
Quando teve início a
derrota final de Satanás?
A derrota final de
Satanás, na verdade, teve início com a morte, ressurreição e ascensão de Jesus.
Quais os significados
nos nomes “Satanás e Diabo”?
Satanás significa
“adversário”; Diabo, “caluniador”.
Qual a essência da
natureza do Diabo?
Jesus disse que a
essência da natureza dele é a mentira.
Onde começou a
derrota de Satanás com a vinda de Jesus?
A vitória preliminar
de Jesus sobre Satanás começa na tentação do deserto (Mt 4.11).
SUBSÍDIOS
ENSINADOR CRISTÃO
A natureza dos demônios — Agentes da maldade no mundo espiritual
Caro professor, prezada professora, a aula desta semana pode ser
introduzida com a seguinte pergunta: O que é demonologia? Por certo seus alunos
acharão o termo um pouco esquisito. É possível que dentre eles haja pessoas que
nunca ouviram falar do assunto. Demonologia é uma parte do estudo de
Angelologia (estudo dos anjos) em que seu objeto é os “demônios” mencionados
nas Escrituras Sagradas.
Os Demônios
O primeiro tópico da presente lição passa pelos termos “anjos” e
“demônios”, destaca a narrativa da “expulsão do querubim ungido” e como os
demônios eram percebidos na cultura pagã. Esse tópico trata de maneira
abrangente da identidade dos demônios. Ele é importante porque as pessoas
possuem uma opinião muito vaga acerca dessas criaturas espirituais malignas.
Uma batalha no céu
O tópico segundo amplia e individualiza a figura de Satanás. O
comentarista destaca o conflito entre o arcanjo Miguel e o Dragão em
Apocalipse, desdobra a expulsão original de Satanás da presença de Deus, bem
como a vitória triunfal de Jesus Cristo. Esse tópico nos aponta uma realidade
de conflito espiritual, mas, igualmente, a vitória triunfal de nosso Senhor
sobre as criaturas do mal.
O maioral dos Demônios
O tópico terceiro mostra que o mundo das trevas tem um líder máximo. Desde
a antiga Serpente, passando por Satanás e o nomeando como Diabo, o comentarista
chama o Inimigo da Igreja pelo nome. Ele aprofunda a individualização do Diabo,
iniciada no tópico anterior. Aqui, fica claro que o Diabo, o Inimigo de nossas
almas, é um ser espiritual perigoso que cumpre o papel de acusar e destruir os
que não se dobram diante de sua força.
O poder de Jesus sobre os demônios
Após aprofundar as características do Diabo, neste quarto tópico o autor
enfatiza mais o poder de Jesus sobre os demônios. O ministério de nosso Senhor,
principalmente no Evangelho de Lucas, é marcado pelas vitórias sobre os
espíritos imundos. O Novo Testamento ensina que brevemente o nosso Deus
“esmagará Satanás debaixo de nossos pés” (Rm 16.20). Assim, quem é lavado e
remido no sangue do Cordeiro não deve temer o Diabo. Em Cristo, ele já está
derrotado.
O ministério de Jesus foi um ministério que impôs uma derrota profunda
sobre Satanás.
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