ANGELOLOGIA (Doutrina dos Anjos)



ANGELOLOGIA (Doutrina dos Anjos)

INTRODUÇÃO

A existência dos Anjos
A nossa terra representa um pequeno ponto no meio dos inúmeros corpos celestes de todo grau de resplendor. Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos e a lua e as estrelas que estabeleceste que é o homem, que deles te lembres? (Sl 8 :3,4). De fato, nós criaturas humanas, somos nada no meio deste vastíssimo espaço.Em Gn 24: 7 -O Senhor Deus do CÉU, que me tirou da casa de meu pai e de minha terra natal e que me falou, e jurou, dizendo: A tua descendência darei esta terra, ele enviará o seu anjo que te há de preceder, e tomarás de lá esposa para meu filho.Em Mt 1: 20 - Enquanto ponderava nestas cousas eis, que lhe apareceu em sonho um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.Em ( 2 Rs 19: 35) - Então, naquela mesma noite, saiu o Anjo do Senhor e feriu, no arraial dos assírios, cento e oitenta e cinco mil, e, quando se levantaram os restantes pela manhã, eis que todos estes eram cadáveres.Por volta da metade da década de 90 irrompeu uma onda doutrinária a respeito dos anjos.Angelologia - É o estudo referente aos anjos. É uma palavra vinda do encontro de outras duas palavras:angelos e logia, palavras gregas que significam anjo e estudo, respectivamente.Devemos estudar angelologia unicamente por uma perspectiva bíblica.Os anjos são mencionados em toda a BÍBLIA: 108 vezes no AT e 175 vezes no NT, 72 dos quais encontram-se no Apocalipse.

A Prova da existência dos Anjos I. Anjos no Antigo Testamento:
(1º). Nos livros da Lei Gn - 3: 24 - E, expulso o homem colocou querubins ao oriente do jardim do Éden e o refulgir de uma espada que se revolvia para guardar o caminho da arvore da vida. Gn - 16: 7 -Tendo-a achado o Anjo do Senhor junto a uma fonte de água no deserto, junto à fonte no Caminho do Sur. Gn - 22: 11 - Mas do céu lhe bradou o Anjo do Senhor: Abraão! Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis me aqui! Gn - 19: 1 - Ao anoitecer, vieram os dois anjos a Sodoma, a cuja entrada estava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seu encontro, prostrou-se, rosto em terra. Exemplos de capítulos e versículos que comprovam a existência de Anjos:
a) Gn - 28: 12 Gn - 32: 24
b) Ex. - 23: 20 Ex. - 32: 34
c) Nm - 20:16 Nm - 22: 31-35
(2º). Nos livros históricos: a) Jz - 2: 1Jz - 5: 23Jz - 6:11Jz - 13: 3 b)1 Rs 19: 72 Rs 1:32 Rs 19:35 3o)
Nos livros poéticos: a) Jó - 4: 18 Jó - 33: 23,24 Jó - 1: 6 Jó - 2: 1 Jó - 38: 7 b)Sl - 29:1 Sl - 91:11,12 Sl - 103: 20
3º) Nos profetas:a)Is - 6: 2 b)Dn - 6:22 Dn - 3:25. II. O novo Testamento, reafirma a doutrina dos anjos exposta no Antigo testamento:  Nos Evangelhos Mt - 1: 20,24 Mt - 2: 13,19 Lc - 1: 26 Lc - 1: 11,13 Mc- 1: 13 Mt - 28: 2 Mt - 13: 39,49 Mt - 18: 10 Mt - 22: 30 Mc - 12: 25 Lc - 15 : 10 Lc - 16:22. 2. Nos apóstolos -  At - 1: 10,11 At - 8: 26 At - 10: 3 At - 11: 3 At - 27: 23
4º) Nas Cartas Paulinas -  Rm - 8: 38 Gl - 3: 19 Cl - 1: 16 Fp - 2: 101 Tm - 3: 161 Ts - 4: 16 Gl - 3: 19 Gl - 1: 18 Cl - 2: 18. 
5º). Na carta aos Hebreus Hb - 1: 4,5,13,14 Hb - 2: 2,5,7,9 Hb - 12: 22 2 Pe - 2: 4,10 1 Pe - 3: 22.
6º). No apocalipse Ap - 5: 11 Ap - 8: 2 Ap - 14: 15 Ap - 15: 1

A Crença Universal sobre Anjos 1º) As sutilezas Escolásticas. No período da Idade Média, muitos assuntos eram tratados com profundidade, mas às vezes eles desciam a considerações banais. Foi assim que o Escolasticismo tratou a doutrina dos anjos levantando questões sem nenhuma relevância para a sua compreensão, como por exemplo: a) Quantos anjos poderiam permanecer na ponta de uma agulha?b) Um anjo poderia estar em dois lugares ao mesmo tempo?c) Os anjos da guarda vigiam as crianças desde o nascimento?Depois de batizadas? Ou j· desde o embrião? (2º) O Cristocentrismo Embora ser Cristocêntrico seja uma exigência para o Cristão e para o Cristianismo. A mensagem da Cruz. (1 - Co - :18,21,22,23,25.) Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. Visto como, na sabedoria de Deus o mundo não o conheceu por sua própria sabedoria aprouve a Deus salvar os que crêem pela loucura da pregação. Porque tanto os judeus pedem sinais, como os gregos buscam sabedoria. Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios. Porque a Loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. Estudando sua mensagem Cristocêntrica, corremos o risco de, procedendo assim pôr de lado outras doutrinas. A doutrina dos Anjos é uma questão de revelação de Deus, desde o Gênesis ao Apocalipse. (3 o) as mistificações. Estas mistificações causam repulsa e levam a considerar o assunto dos anjos uma questão de crendice popular ou de superstição que não merece uma reflexão séria. Esta é, provavelmente, mais uma razão porque a doutrina dos anjos é esquecida. Entretanto, ao invés de esquecê-la, apenas deveríamos nos livrar do misticismo em torno dos Anjos. Foi isto que Paulo condenou quando escreveu aos crentes de Colossos, que influenciados por práticas pagãs, corriam também o risco de estar em adoração a anjos, e não a Deus.Em Cl - 2 : 18 - Ninguém se faça arbitro contra vós outros,pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões,enfatuado, sem motivo algum na sua mente carnal ·

A Doutrina dos Anjos e a Teologia Sistemática. - A BÍBLIA fala de Assembléia de anjos (note em Sl 89: 5-8 - consta à palavra Santos, mas o contexto dá a entender que são anjos), de sua organização para a batalha (Ap - 12: 7) e de um anjo que é rei sobre os terríveis seres apocalípticos que haverão de assolar a terra (Ap - 9: 11). - Os anjos também possuem uma classificação governamental que indica organização e hierarquia Ef - 3: 10 (dos anjos Bons) e Ef - 6: 12 (dos anjos Maus). Sem dúvida, Deus determinou a organização dos anjos bons e Satanás a dos anjos maus. - Do mesmo modo que nos governos terrenos há graduações e posições, também as há nas regiões celestiais. - Os anjos estão em hierarquia ordenadamente. Aparecem em uma escala de graduação ou de autoridade. Esta graduação está de acordo com a atividade que exercem.

(1º) ARCANJO - É uma palavra grega - ARCHANGELOS. Na BÍBLIA aparece a menção de apenas um Arcanjo Miguel (só pode haver mesmo um arcanjo, pois a palavra significa o principal entre os anjos. Seu nome significa quem é como Deus ou semelhante a Deus. O prefixo arc, de Arcanjo, leva a supor ser este anjo um chefe principal e poderoso. E o significado do seu nome Miguel pode representar uma resposta a Lúcifer, cujo coração se elevou, dizendo. Serei semelhante ao Altíssimo. (Is - 14:14)

2º) Anjos Governadores - nos escritos Paulinos aparecem várias expressões que indicam ordens de anjos uma ordem de anjos bons ou maus, envolvido no Governo do universo (Rm - 8: 38 Ef - 1: 21, 3:10, 6:12, Cl - 1:16,2:10,15). Podem ser considerados como generais de exércitos angelicais.
São anjos que têm poderes de príncipes.
b) Potestades - Devem ser anjos que exercem uma supremacia; possuem autoridade para governar. Sua principal atividade deve ser, remover os obstáculos que podem impedir o cumprimento da vontade de Deus, e para isso são investidos de especial autoridade (Rm - 8: 38, Ef - 1: 21, 3: 10, 6: 12, Cl - 1: 16,2:10). Ef - 3: 10 - pode dar a entender que potestades são anjos que aprendem algo da vontade de Deus ao contemplarem o que ele está realizando no seio da Igreja.
c) Poderes - Esta palavra ressalta o fato de que anjos e demônios têm maior poder que os homens. Pode referir-se de modo especial, aos anjos, que exercem poder sobre os fenômenos da natureza. (2 Pe - 2: 11, Ef - 1:21, 1 Pe - 3,22).
d) Domínio - Deve ser uma classe de anjos que executam as ordens de Deus com relação as coisas criadas. (Cl - 1: 16, Ef - 1:21) (e) Tronos - Esta designação enfatiza a dignidade e autoridade com a qual Deus investiu os anjos que Ele usa para governar. (Ef - 1: 21, Cl - 1:16, 2 Pe - 2: 10,11). Observe-se que em Cl - 1:16 principados e potestades e tronos parecem referir-se a anjos bons. Ef - 1: 21, entretanto parece ser uma referencia a anjos bons e maus. J· em Rm - 8: 38, Ef -6: 12 e Cl - 2: 15 parece que a referencia é apenas a anjos maus. Embora haja uma aparente semelhança entre estas denominações, temos de presumir que estes títulos representam uma dignidade incompreensível e os diversos graus de categoria. As esferas celestiais de governo excedem os impérios humanos como o universo excede a terra.

(3º) Querubins - Querubins derivam de querub (hebraico) cujo significado é guardar e cobrir. Com está função, os querubins aparecem mencionados em vários textos. Eles agiram como guardiões da Santidade de Deus, tendo guardado o caminho para a arvore da vida no jardim do Éden ( Gn - 3: 24).Querubins são portanto, anjos que defendem o caráter Santo de Deus. Assim os encontramos em ação. Exemplos de textos:Ex - 26: 1 Ex - 36: 81 Rs 6: 23 - 29x - 25: 10 -22.

(4º) Serafins - O nome Serafim tem origem na raiz hebraica Saraph, que significa ardente. Estes seres angelicais são mencionados apenas em Is - 6: 1-3. Eles aparecem ao redor do trono de Deus, a postos para cumprirem suas ordens.Os Serafins são considerados os mais nobres entre os anjos. Enquanto os querubins se ocupam em demonstrar a santidade deDeus, os serafins trabalham para promover a reconciliação, preparando os homens para uma adequada aproximação dele.

(5º) Outros Anjos - um deles, mencionado pelo nome, È Gabriel (Dn - 8: 15 - 27, 9: 20 - 27, Lc - 1 : 19,26). Foi incumbida demissão extraordinária, para revelar os mistérios que se encontravam acima da compreensão humana.Gabriel significa Deus é forte. Aparece como mensageiro da misericórdia e promessas divinas. Alem do anjo Gabriel, aparecem outros anjos nas Escrituras,designados por Deus para tarefas específicas:a) Mensageiros do juízo (Gn - 19: 13, 2 Rs - 19: 35)b) Com poder sobre o fogo (Ap - 14: 18)c) Com poder sobre as águas (Ap - 16: 5)d) Os sete anjos anunciadores de juízos (Ap - 8: 2)e) Anunciadores de nascimento das Crianças (Gn - 18: 1,10, Jz -13: 3)· A Criação dos Anjos. A palavra anjo deriva da língua latina - Angelus, que é correspondente à palavra grega angelos. No hebraico a palavra para anjo é Malíako. O significado comum é mensageiro, enviado.Anjos, com o sentido de mensageiros, não diz respeito à natureza espiritual desses seres, mas determina sua missão. Comesse mesmo sentido de mensageiro ou enviado, pessoas humanas são chamadas anjos: O sacerdote (Ml - 2: 7), o rei (2 Sm 14: 17,20), os pastores líderes das sete igrejas do Apocalipse (Ap - 2: 1,8,12,18, 3: 1,7,14).Contudo, não é difícil perceber quando o termo se refere aos seres celestiais, porque vem associado à pessoa de Deus como,por ex: (Gn - 16:7, 28: 12 e Sl - 34: 7). Deus criou tudo o que existe, as coisas visíveis e as invisíveis. Entre elas criou os anjos (Cl - 1: 16). Examinando a BÍBLIA, concluímos que foram criados todos de uma só vez - Deus criou uma companhia de anjos e não uma raça.

A natureza dos Anjos - Originalmente as criaturas angelicais eram Santas. Todas as outras coisas criadas por Deus eram boas (Gn - 1: 31) e os anjos foram criados neste estado de justiça, bondade e santidade. Havia uma condição original de igualdade em todos os anjos (2 Pe- 2: 4). Os anjos que assim perseveraram, continuaram a serviço do Senhor e foram chamados eleitos.(Mt - 18: 10, 1 Tm - 5:21).Os anjos maus são os que não persevera no estado original.Rebelaram-se e tornaram-se inimigo de Deus dos outros anjos e dos homens, e estão condenados a tormentos e castigo eterno.(Jd 6, Mt - 8: 29, 25:41, 1 Jo - 5: 19, Jo - 16: 11).Os anjos são seres pessoais, Deus atribui a esses seres que criou, características pessoais. A crendice popular tem os anjos com espíritos impessoais ou influencia sobre os homens. São seres inteligentes, tem vontade própria e prerrogativas específicas.Os anjos de Deus não tomam outros corpos para se manifestarem, mas tomam formas de pessoas humanas visíveis para se fazerem manifestos.Sendo espirituais são também invisíveis.Os anjos podem influenciar a mente humana do mesmo modo como outro ser humano pode influenciar. A influencia dos anjos maus, porém, pode ser impedida pelo poder de Deus (Ef - 6:10-12 ; 1 Jo 4: 4 - 18).(Exemplos de textos e natureza dos Anjos:Hb - 1: 13-14 Mt - 26: 53 Mt - 22 : 30 Hb - 12 : 221 Rs - 22: 19 Dt - 33: 2 Lc - 1: 26 Jd – 9 Ap - 9: 11 Lc - 20: 361 Tm - 6; 16 Lc - 20: 35,36Mt - 8: 16 Ef - 6: 12 Hb - 1: 14 Lc - 24: 39Mt - 22: 30Gn - 18: 2, 19:2Gn - 18: 8, 19 : 3At - 10: 4,22 Ap - 14: 10 Is - 14: 12 Ez - 28: 15 Jo - 8: 442 Pe - 2: 4 Lc - 9: 26 Ap - 10 : 1-3 Hb - 1: 5-132 Pe - 2: 11 Sl - 103: 20Ap - 14 : 18, 16: 52 Sm - 14 : 17,20Mt - 24 : 361 Pe - 1: 12 Lc - 20: 35 -36

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