HOMILÉTICA (Arte de Pregar)
INTRODUÇÃO
Homilética
é a arte de pregar, não deve ser algo apreendido somente por pastores, existe
uma grande necessidade do leigo ter conhecimento desta arte já que é possível
também àqueles que não tiveram a oportunidade de estudar numa instituição teológica.
Todos aqueles que pregam a Palavra de Deus tem condições de melhorar ainda mais
suas mensagens. Homilética é a ciência e a TÉCNICA de comunicar ou expor a
mensagem bíblica. A palavra vem do grego HOMILIA, que significa persuasão,
falar, etc. Assim sendo, muitos definem a Homilética como A arte de pregar.
Pregador - As escrituras sagradas, por sua vez, afirmam que cada Cristão deve
ser um pregador, pois o anúncio do Evangelho é missão de todos quantos se
comprometem com Jesus Cristo (Mt 28: 18 - 20, Mc 16: 15).Por outro lado nos
deparamos com os dons espirituais (Rm 12: 6 - 8, 1 Co 12: 4 -7, Ef. 4: 11- 13),
ns quais podemos destacar o de profetizar (1 Co 14: 3) ligado diretamente ao
Ministério da Palavra. A palavra Profetizar no Novo Testamento significa
anunciar a Palavra.Aspectos da Pregação de Jesus - a) Falou por parábolas (Mt
13:34), b) Explicou as Escrituras (Lc 4: 16 - 21), c) Repreendeu o sistema
pecaminoso da Época ( Jo 8: 43 -47), d) Transformou a palavra em ação, com
poder ( Mc 2: 9 -12), e) Profetizou sobre si mesmo ( Jo 2: 19), f) Profetizou
sobre o fim dos tempos( Mt 24: 4 - 13).
A Preparação Espiritual - O pregador é acima de tudo
uma testemunha (At 1: 8). Antes de sair para pregar a outros é necessário poder
dizer como o apóstolo Paulo : Eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que
ele È poderoso para guardar o meu tesouro até aquele dia (2 Tm 1:12).ó Os três
grandes testemunhos dos Cristãos são:a) O testemunho da palavra - a BÍBLIA deve
ser a única regra de fé e prática daquele que tenciona pregar a Palavra de
Deus.b) O testemunho da conduta - A conduta do homem que nasceu de novo não é a
mesma que era antes do seu encontro pessoal com Cristo ( 1 Co 6: 9 -11, 2 Co
5:17 ).c) O testemunho do espírito - O cristão é uma pessoa que nasce do
espírito (Jo 3: 5 - 8). O Espírito Santo atua na vida do cristão capacitando-o
para fazer a obra de Deus (Gl 4: 6,7; Ef 1: 13,14).
A BÍBLIA - A BÍBLIA é o Manual do
Pregador, o pregador deve amar a Palavra de Deus (Sl 119:97) e saber que ela é
a verdadeira espada do Espírito (Ef 6: 17). Foi usando a Palavra de Jesus, que
venceu o tentador (Mt 4: 1-11). É a Palavra de Deus que garante a prosperidade
em todas as coisas (Sl 1: 2,3). Aos que têm dificuldade em ler ou estudar a
BÍBLIA:1. Leia alguma coisa todos os dias.2. Defina um plano de leitura. 3.
Marque sua BÍBLIA.4. Memorize alguns versículos.5. Pratique a Oração.
Preparo da Mensagem - Uma boa mensagem é objetiva
desde o começo até o fim, ou seja, um bom sermão obedece a um tema desde a
introdução até a conclusão. Todo pregador que se preza não sobe no púlpito sem
um pedaço de papel com suas anotações para serem lembradas no momento certo.
Neste papel deve constar toda a divisão do sermão, ao qual chamamos de esboço.
Sermão - três condições essenciais
para uma boa disposição de um sermão.1. A unidade - Para que haja, uma unidade
no Sermão destacamos a importância do tema. Um bom sermão deve explorar apenas
um só tema.2. A organização - Organizar um sermão significa admitir as partes
que são vitais para o tema e combinar as partes de tal maneira que possam
ajudar a compreensão e dar expressão ao texto. A organização clássica do sermão
se faz da seguinte maneira: Texto - é um versículo, uma parábola, um mandamento
ou qualquer porção da BÍBLIA que serve de base ao sermão. Tema - é a verdade
central do texto ou do assunto do pregador. Introdução - é o comentário inicial
do pregador antes de entrar no corpo do sermão propriamente dito. Corpo
(Tópicos) - o Corpo do sermão se apresenta com divisões ou tópicos. Conclusão -
é exatamente aonde o pregador quis chegar com o tema. O pregador tem que levar
o público a tomar uma posição ao final da mensagem, e este apelo é feito dentro
do assunto ou tema o qual transcorreu a pregação. Um sermão bem estruturado tem
começo, meio e fim, obedecendo a uma lógica durante todo o tempo.3. A Ordem dos
assuntos - Uma boa ordem no corpo do sermão depende de quatro coisas:
Uma ordem nas divisões - Por exemplo, em um sermão
com quatro divisões, os itens devem estar arrumados de tal maneira que
correspondam às expectativas do pregador. Se for um sermão evangelístico, a
divisão que fala mais profundamente à vontade dos ouvintes deve estar em último
lugar. Exemplo:1. O amor de Deus é universal 2. O amor de Deus é singular 3. O
amor de Deus é sacrificial 4. O amor de Deus exige uma entrega.
Boas transições de um
pensamento a outro - De uma divisão a outra deve haver uma boa transição. Não se deve
usar, por exemplo, em um sermão, três ou quatro divisões nas quais um nada
tenha a ver com a outra. Isso é possível, mas não é aconselhável. Um exemplo
errado:1. A benção da Palavra de Deus 2. A benção do Espírito Santo 3. A benção da cura divina.
O uso do tempo presente - Isso garante a atualidade
da mensagem e faz com que os ouvintes de identifiquem melhor com o texto. Dois
exemplos, um certo e outro errado: Tema: O Amor de Deus ERRADO 1. De tal
maneira 2. Ao mundo 3. Que deu seu filho CERTO 1. O amor de Deus é singular 2.
O amor de Deus é universal 3. O amor de Deus é sacrificial.
A eliminação de material alheio. Á
mensagem - se refere habilidade de selecionar bem o assunto do sermão de
forma a eliminar o que não È tão importante. Isso evita sermões cansativos e
quilométricos. Não é pelo muito falar que seremos ouvidos. Tema - ou verdade
central da mensagem é a coisa mais importante para o pregador. Os temas devem
ser bíblicos. Os pontos de vista mais proveitosos para a discussão de temas
bíblicos são os seguintes:
O Ponto de vista do
significado - Por ex.: em (Mt 4: 17) Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer:
Arrependei-vos porque é chegado o reino dos céus. Apresenta o dever do arrependimento.
Tema: O Significado do arrependimento I. O arrependimento significa mudança de
opinião a respeito do pecado (Jo 42:56). II. O arrependimento significa mudança
de sentimento a respeito do pecado (2 Co 7: 9,10). III. O arrependimento
significa mudança de vontade com relação ao pecado (Mt 21: 28,29).
2. O Ponto de vista das razões que apóiam o tema - Alguns textos tem um tema tão
claro que seu significado não necessita de explicações. Por ex.: (2 Co 9:7), o
apóstolo Paulo nos diz que Deus ama ao que dá com Alegria. Dessa afirmação
podemos perguntar: Por que Deus ama ao que dá com alegria? O esboço vai abordar
as razões pelas quais Deus ama ao que dá com alegria. Tema: Por que Deus ama ao
que dá com alegria. I. Deus ama ao que dá com alegria porque este demonstra a
sinceridade do seu amor (2 Co 8:8) II. Deus ama ao que dá com alegria porque
este estimula a liberalidade de seus irmãos (2 Co 9:2). III. Deus ama ao que dá
com alegria porque este alivia a necessidade do seu próximo (2 Co 8: 13 - 15, 9:
12). IV. Deus ama ao que dá com alegria porque este glorifica o nome do seu
Senhor (2 Co 9: 13 -15). Cada afirmação do esboço é complementada com um
versículo bíblico. O porquê de um mandamento ou de uma atitude nos dá subsídios
importantes para anunciar a Palavra de Deus.
3. O Ponto de vista dos
meios para executar ou evitar determinada ação - A palavra chave para
entender esse ponto de vista é como? Por exemplo no (Sl 126; 5,6) lemos o seguinte;
os que semeiam com lágrimas, com cânticos de júbilo segarão. Aquele que sai
chorando, levando a semente para semear, voltará com cânticos de júbilo,
trazendo consigo os seus molhos. Texto (Sl 126: 5,6). Tema: Como realizar um
avivamento: I. É necessária ação - Verbos sair e semear II. É necessária
compaixão - Em lágrimas, chorando. III. É necessária instrução - Levando a
semente.
4. O Ponto de Vista das Causas - em (Ap
3: 14 -22) temos uma mensagem dirigida a Igreja em Laodicéia. O tema
central é o seguinte: Cristo condena a indiferença espiritual. Perguntamos -quais
as causas da frieza espiritual daquela igreja? Os versículos,18,20,21 e 22
respondem à pergunta. Texto: (Ap 3: 14 -22) Tema: As causas da indiferença
espiritual. I. Desmedida preocupação com as coisas materiais. II. Menosprezo da
comunhão com Cristo.III. Falta de preocupação a respeito da vida eterna. IV.
Confiança demasiada em si própria.
5. O Ponto de Vista dos
efeitos -
Podemos também pensar nas conseqüências ou nos efeitos de um mandamento bíblico,
considerando-se os positivos e negativos. Texto: Jz 13 a 16. Tema: O desastre do
Domínio Carnal.Quando um filho de Deus se deixa dominar pela carne...I.
Rompe-se a sua comunhão com Deus. II. Sobrevém-lhe a cegueira espiritual. III.
Submete-se à escravidão do pecado. IV. Expõe-se ao engano do mundo pecador.V.
Perde o desejo de viver.
6. O Ponto de vista do conteúdo do texto - A partir do texto,
encontramos uma infinita variedade de possibilidades para organizar nossos
pensamentos de acordo com o conteúdo do texto. Texto (Mc 4: 35-41) Tema: Uma
noite com Jesus I. Desta experiência aprendemos que o discípulo deve sempre
obedecer ao seu Senhor. II. Aprendemos que a obediência a Cristo envolve o
discípulo livrando-o de grandes tempestades.III. Aprendemos que as tempestades
proporcionam um conhecimento mais Ìntímo e profundo com nosso Salvador.
Classificação dos Sermões: 1. Sermão Temático - È
aquele cujas divisões derivam do tema, independente do texto. O sermão temático
inicia com um tema e suas partes principais consistem em idéias sobre o tema. Ex.:
Tema: O Jovem nos Dias de Hoje. (Ecl 12:1) I. é influenciado pela Tecnologia Moderna.
II. É influenciado pelas Filosofias Modernas.III. É influenciado pela
Religiosidade Moderna.Tema: As responsabilidades do Cristão. (2 Tm 3:14) I. A
responsabilidade com a Palavra. II. A responsabilidade com a Igreja.III. A
responsabilidade com o Testemunho. Tema: Orai sem cessar (1 Ts 5: 17). I. O
significado da Oração: a) é dependência do Homem para com Deus b) é sintonia
entre o Homem para com Deus.c) é adoração do Homem a Deus. II. Os motivos da
oração: a) A oração por si mesmo. b) A oração pelas necessidades espirituais da
Igreja.c) A oração pelos enfermos. d) A oração pelos incrédulos. III. As
possibilidades da Oração: a) é possível em qualquer lugar b) é possível a
qualquer hora c) é possível a qualquer pessoa.
Sermão Textual - Enquanto o sermão temático
tem as suas divisões voltadas para o tema, o sermão textual tem tanto o tema
quanto as suas divisões voltadas para o texto. No sermão temático divide-se o
tema, no sermão textual divide-se o texto.Ex.: Tema: A carne e o Espírito (Rm
8:13) I. Um alerta divino: Se viverdes segundo a carne II. Uma conseqüência
gloriosa: Certamente morrereis III. Um apelo divino: Se pelo Espírito
mortificardes as obras do corpo IV. Um resultado glorioso: Certamente vivereis.
Tema: O que são os Cristãos Diante de Deus? (1 Pe 2:9) I. Raça eleita II. Sacerdócio
Real III. Nação Santa IV. Povo de propriedade exclusiva de Deus.
Sermão Expositivo - Para podermos distinguir a
diferença entre o sermão textual e o expositivo tem que primeiro saber
defini-los: O sermão textual é aquele em que as divisões derivam de uma breve
porção bíblica, enquanto que o sermão expositivo provém de uma porção mais ou
menos extensa da BÍBLIA. É uma exposição completa de um trecho bíblico. Ex.: Tema:
A Oração Sacerdotal de Cristo (Jo 17: 1 -26). I. Os motivos da Oração por si
próprio. 1) O Pedido de Glorificação (Vs. (1,5). 2) O Reconhecimento de Sua
Autoridade (V.2) (3) A definição de Vida Eterna (V.3)4) A missão Cumprida
(V.4). V.Os motivos da Oração pelos discípulos. Os discípulos eram vidas que
lhe pertenciam. (V.6). 2). Os discípulos eram conhecedores da Palavra. (V.8).
3) Os discípulos creram no Filho de Deus. (V.8). 4) A proteção amorosa divina. (V.11). 5). Os
discípulos não eram do mundo. (V.14). 6) O Ódio do mundo contra os discípulos
(V.14) 7). A santificação dos discípulos (Vs. 17-19). 8). Os futuros discípulos
(V.20). 9) A união dos discípulos com Deus (Vs. 21 -23).10) Um lugar garantido
na gloria. (V.24).11) A continuação da Obra. (V.26).
Ilustrações - Podemos extrair
ilustrações da História, ciência, experiências do cotidiano, etc., entretanto,
o pregador não deve transformar-se um mero contador de estórias. As ilustrações
não devem de maneira nenhuma, por mais interessantes que sejam, substituir a
Palavra de Deus. Não se deve, em hipótese nenhuma, ocupar o tempo todo da
mensagem com ilustrações. Se o pregador vai dividir o seu sermão em três
tópicos, e costuma usar uma média de meia hora para a sua pregação,
possivelmente uma ilustração rápida para cada tópico.
Conselhos Práticos no
Preparo da Mensagem.
1)
Leia muitas vezes o texto.
2)
Reproduza o texto com as suas próprias palavras.
3)
Observe os contextos imediato e remoto.
4)
Pesquise a circunstância histórico-cultural.
5)
Anote particularidades.
6)
Faça o esboço.
7)
Selecione Ilustrações.
8)
Determine uma conclusão especifica ao assunto proposto.
9)
O pregador deve variar o tom de sua voz ao pregar do púlpito o seu sermão, para
não se tornar desagradável ao ouvido do auditório.
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