LIÇÕES BÍBLICAS CPAD
ADULTOS
1º Trimestre de 2019
Título: Batalha
Espiritual — O povo de Deus e a guerra contra as potestades do mal
Comentarista: Esequias
Soares
Lição 5: Um inimigo
que precisa ser resistido
Data: 03 de
Fevereiro de 2019
TEXTO ÁUREO
“Sujeitai-vos, pois, a Deus;
resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg 4.7).
VERDADE PRÁTICA
O Senhor Jesus provou na tentação do
deserto que o Diabo não é invencível.
LEITURA DIÁRIA
Segunda — Sl 37.8
Quem resiste ao mal abandona a ira
Terça — Pv 6.16-19
As sete coisas às quais devemos
resistir porque Deus as aborrece
Quarta — Ef 4.27
Resistir ao Diabo é não dar lugar a
ele
Quinta — Ef 6.13
Temos a armadura de Deus para
resistir no dia mau
Sexta — 1Pe 5.9
A resistência ao Diabo e ao pecado
deve ser firme na fé em Jesus
Sábado — Ap 12.11
Os vencedores são os que resistem ao
mal pelo sangue do Cordeiro
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Tiago 4.1-10.
1 — Donde
vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura, não vêm disto, a saber, dos
vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?
2 — Cobiçais
e nada tendes; sois invejosos e cobiçosos e não podeis alcançar; combateis e
guerreais e nada tendes, porque não pedis.
3 — Pedis
e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
4 — Adúlteros
e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus?
Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.
5 — Ou
cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem
ciúmes?
6 — Antes,
dá maior graça. Portanto, diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos
humildes.
7 — Sujeitai-vos,
pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.
8 — Chegai-vos
a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo
ânimo, purificai o coração.
9 — Senti
as vossas misérias, e lamentai, e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e
o vosso gozo, em tristeza.
10 — Humilhai-vos
perante o Senhor, e ele vos exaltará.
HINOS SUGERIDOS
157, 323 e 491 da Harpa Cristã.
OBJETIVO GERAL
Estabelecer a perspectiva bíblica de
resistência ao Diabo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Abaixo, os objetivos específicos
referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o
objetivo I refere-se ao tópico I com os seus respectivos subtópicos.
· I. Falar a
respeito dos destinatários, conteúdo e tema da epístola;
· II. Refletir a
respeito dos deleites da vida;
· III. Conscientizar que devemos resistir o Inimigo.
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Para a lição desta semana é
imprescindível o estudo sobre a epístola de Tiago. Vamos estudar acerca da
resistência que devemos ter contra o Maligno. O texto em análise na presente
lição é Tiago 4.1-10, uma seção bíblica que trata do tema de santidade. Ou
seja, você deve estudar o panorama geral da epístola e o assunto doutrinário de
santidade. Nesta seção, veremos que resistir ao Diabo é, na verdade,
submeter-se à vontade de Deus, resistindo as tentações da carne que tentam nos
impor um estilo mundano de vida. Aqui, Tiago nos faz um chamado à santidade!
COMENTÁRIO
INTRODUÇÃO
Essa seção da epístola de Tiago é, em
outras palavras, um chamado à santidade. A carta é dirigida aos cristãos do
primeiro momento da história sagrada. Tiago mostra que resistir ao Diabo já era
um bom começo. A presente lição esclarece por que devemos resistir às paixões e
mostra ainda que a amizade com o mundo é inimizade contra Deus.
Um bom início de preparação para a
aula desta semana é estudar a Carta de Tiago. Assim, é possível compreender bem
contexto em que se encontra a seção que nos interessa. Logo, será possível
perceber em seus estudos que o contexto da seção versa a respeito do “chamado à
santidade”. Esse procedimento é importante porque a ausência dele permite ao
movimento moderno de “batalha espiritual” distorcer e forçar tanto o texto
bíblico.
PONTO CENTRAL
O Diabo não é invencível.
I. A EPÍSTOLA DE TIAGO
A Epístola de Tiago é o escrito mais
antigo do Novo Testamento e tem por objetivo evitar desentendimentos entre os
discípulos de Cristo. Segundo a maioria dos expositores bíblicos, a sua
composição não vai além do ano 45 d.C.
1. Destinatários. A carta foi dirigida especificamente aos
primeiros cristãos dispersos, de origem judaica, pelo vasto império romano (Tg
1.1); e, de maneira geral, a todos os crentes em Jesus em todos os lugares e em
todas as épocas. Trata-se de um livro prático, muito próximo do Sermão do Monte
proferido por Jesus em Mateus 5 a 7 e importantíssimo para a conduta do
cristão.
2. Conteúdo. O conteúdo da epístola parece confirmar essa
antiguidade, isso pelos aspectos cristológicos praticamente ausentes. O nome de
Jesus só aparece duas vezes nos seus cinco capítulos (Tg 1.1; 2.1). Há pouco
ensino doutrinário, pois a assembleia dos discípulos era ainda tida como
sinagoga: “Porque, se entrar na sinagoga de vocês um homem” (Tg 2.2 — Nova
Almeida Atualizada). O termo “igreja” aparece aqui (Tg 5.14), mas o emprego
da palavra “sinagoga” como alternativa mostra que Tiago vem de uma época em que
os discípulos eram chamados de “o movimento de Jesus”.
3. Tema. Ao separar a fé das obras, a epístola
enfatiza o cristianismo prático e nos dá munição para resistir ao Inimigo e ao
pecado. Tiago retoma o tema tratado no capítulo anterior sobre a “amarga inveja
em sentimento faccioso em vosso coração” (Tg 3.14), próprio de uma sabedoria
“terrena, animal e diabólica” (Tg 3.15) e presente na vida daqueles primeiros
cristãos. Esses problemas vêm atravessando os séculos e hoje não é diferente,
pois o problema da natureza humana permanece o mesmo. O ensino aqui está
tratando do caráter cristão que precisa ser afinado com o sentimento de Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO (I)
A carta de Tiago foi dirigida aos
primeiros cristãos dispersos no império romano e enfatiza um cristianismo
eminentemente prático.
SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO
Para introduzir a lição dessa semana,
sugerimos reproduzir o esquema proposto conforme a sua possibilidade e fazer
uma exposição geral a respeito da epístola.
Tiago emprega aqui uma metáfora que
ainda hoje usamos em nossos debates, discussões e conversas sobre dificuldades
nas mais diversas áreas da vida.
1. Guerras e pelejas (v.1). Há quem afirme que essas guerras e pelejas
sejam uma referência às disputas internas que havia entre os judeus de
Jerusalém nos levantes contra Roma. A população da Judeia estava dividida nessa
época sobre a luta pela libertação do poder romano. Mas não é disso que Tiago está
falando aqui. Essas palavras metafóricas são pesadas e mostram o nível das
disputas entre os crentes por causas dos deleites, ou seja, os maus desejos
interiores (v.2). Não se trata aqui de debates teológicos entre os mestres. A
expressão “guerras e pelejas” refere-se às discussões acirradas sobre “o meu e
o teu”, e isso é muito grave.
2. Os deleites. Ou maus desejos que eram a motivação dessas
pelejas: “dos vossos deleites” (v.1). O termo “deleites” (vv.,3) é hedoné que aparece cinco vezes no Novo
Testamento para descrever deleites ou prazeres ilícitos (Lc 8.14; Tt 3.3; Tg
4.1,3; 2Pe 2.13). Originalmente significava o prazer experimentado pelo sentido
do paladar, posteriormente por meio dos outros sentidos e da mente; no período
helenista, o conceito se restringiu ao significado de “gozo sensual, deleite
sexual”. É a procura indiscriminada do prazer. O hedonismo permeia o pensamento
pós-moderno. Hoje, qualquer esforço disciplinado ou o mínimo de sacrifício para
se atingir um objetivo são tratados com profundo desgosto.
3. Cobiçosos e invejosos (v.2). A versão bíblica ARC (Almeida
Revista e Corrigida) omite aqui o verbo “matar” que consta do texto grego:
“Vocês cobiçam e nada têm; matam e sentem inveja” (Nova Almeida Atualizada).
Esse homicídio não é literal; diz respeito ao ódio, que é como homicídio aos
olhos de Deus (Mt 5.21,22; 1Jo 3.15). A cobiça é o desejo excessivo de possuir
o que pertence ao outro, e a inveja é um sentimento de tristeza e pesar pela
alegria, felicidade e sucesso de outra pessoa. O cristão deve se contentar com
o que tem (Lc 3.14; Fp 4.12; Hb 13.5). Cabe aqui ressaltar que esse ensino não
é uma apologia à pobreza e à miséria, pois não é pecado desejar e buscar, de
maneira lícita, tudo o que é útil à vida, desde que os nossos desejos sejam
afinados com os de Deus.
4. Adúlteros e adúlteras (v.4). Tiago continua a linguagem metafórica usada
desde o Antigo Testamento para descrever a apostasia de Israel e sua
infidelidade a Javé, seu Deus. A infidelidade a Deus é em si mesma um adultério
espiritual. Tiago especifica que se trata de um assunto que envolve homens e
mulheres. Assim como a intimidade, o amor, a beleza, o gozo e a reciprocidade
que o casamento proporciona fazem dele o símbolo da união e do relacionamento
entre Cristo e a sua Igreja (2Co 11.2; Ef 5.31-33; Ap 19.7). A antítese segue
nessa mesma linha de pensamento, pois de igual modo a infidelidade de Israel,
da Igreja ou de um cristão é chamada na Bíblia de adultério espiritual, ou
prostituição e fornicação espiritual (Jr 3.8; Ez 16.32; Ap 2.20).
SÍNTESE DO TÓPICO (II)
As guerras e as pelejas, conforme
semanticamente expostas, são consequências dos desejos por deleites da vida. A
cobiça, a inveja e o adultério são frutos disso.
SUBSÍDIO DOUTRINÁRIO
Para contrapor a ideia de vida
egoísta e de pecado, leve em conta este belíssimo texto doutrinário sobre o
ensino de John Wesley: “[…] Wesley incita os cristãos no caminho da perfeição
completa para empreender obras de misericórdia e de piedade. Ele observa: ‘É
por meio da paciente continuação em fazer o bem, em usar toda a graça que já lhe
foi concedida, que você deve buscar o dom completo de Deus, a completa
renovação de sua alma, a completa libertação do pecado’. Em termos de obras de
misericórdia em particular, os crentes devem servir os pobres com vigor e
sacrifício diligente, ministrando acerca de suas necessidades materiais e
espirituais. Na verdade, em 1748, Wesley escreve que as pessoas engajadas em
ministrar aos oprimidos ‘fazem o bem o máximo que podem, até mesmo para o corpo
dos homens’. Mas, a seguir, indicando sua preferência por um ministério global,
ele acrescenta: ‘Muito mais ele se regozijará se puder fazer algum bem para a
alma de algum homem’. E dois anos depois, Wesley continua esse tema em seu
sermão […] (Sobre o Sermão do Monte de nosso Senhor, Décimo Terceiro Discurso)
em que escreve: ‘Além de tudo isso, você é zeloso com as boas obras? Você,
quando tem tempo, faz o bem a todos os homens? Você alimenta o faminto, e veste
o nu, e visita o órfão e viúva em sua aflição? Você visita os que estão
doentes? Ajuda o que está preso? Você acolhe o estrangeiro? Amigo, suba mais
alto. […] Ele capacita-o a trazer os pecadores das trevas para a luz, do poder
de Satanás para o de Deus’” (COLLINS, Kenneth. Teologia de John Wesley: O
Amor Santo e a Forma da Graça. RJ: CPAD, 2010, pp.372-73).
CONHEÇA MAIS
Hedoné — Hedonismo
“[Do gr. hedoné; do
lat. hedonismus ] Doutrina filosófica da época pós-socrática,
segundo a qual o prazer individual e imediato é o supremo bem da vida humana”.
Leia mais em Dicionário Teológico, CPAD, p.173.
III. RESISTINDO AO INIMIGO
A ideia de Tiago, ao concluir essa
seção da epístola, é a mesma exortação que fez o apóstolo Pedro, inspirado por
Levítico 11.44; 19.2; 20.7: “mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós
também santos em toda a vossa maneira de viver, porquanto escrito está: Sede
santos, porque eu sou santo” (1Pe 1.15,16).
1. Tiago apresenta a receita para
resistir ao Inimigo. Ele mostra que o Espírito Santo
está em nós (v.5), o que é confirmado em outras partes do Novo Testamento (1Co
3.16; 6.19; Ef 2.22). Na verdade, o cristianismo é a única religião do planeta
que tem o Espírito Santo (Jo 14.16,17). Assim, o Espírito Santo em nós não quer
um coração dividido: “É com ciúme que por nós anseia o espírito, que ele fez
habitar em nós?” (v.5, Nova Almeida Atualizada ). Essa
vantagem nos permite viver uma vida santa e resistir ao Inimigo. Nisso temos a
ajuda de Deus, que “resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes” (v.6).
2. A submissão a Deus. Essa submissão e humildade a Deus é descrita
de várias maneiras, como “resistir ao diabo” (v.7) e se aproximar de Deus;
limpar as mãos, “vós de duplo ânimo” (v.8). O duplo ânimo diz respeito aos
crentes indecisos e divididos em suas decisões entre Deus e o mundo (Tg 1.8).
Jesus disse que ninguém pode servir a dois senhores (Mt 6.24). As mãos são
instrumentos das ações e o símbolo de toda a conduta. Para que elas sejam
limpas, é necessário primeiro um coração purificado (Sl 24.4; 1Pe 1.22).
3. Os lamentos e os resultados. Tiago continua com as suas exortações: sentir
as nossas misérias, lamentar, chorar, substituir o riso pelos lamentos, sentir
angústia e nos humilhar diante de Deus (v.9). Essas exortações resultam em
bênçãos, entre elas, a de que o Diabo fugirá de nós, e o Senhor nos “exaltará”
(v.10). Trata-se de uma vitória completa em Cristo.
SÍNTESE DO TÓPICO (III)
Para resistirmos o Inimigo, precisamos submeter-nos a Deus.
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ
Para concluir a lição desta semana,
sugerimos uma reflexão com os alunos acerca do “ser cristão”. Ora, ser cristão
é submeter-se inteiramente a Cristo. Mas o que isso significa na prática? Faça
essa reflexão a partir deste texto da espiritualidade clássica pentecostal: “O
segredo do Cristianismo está em ser. Está em ser possuidor da natureza de Jesus
Cristo. Em outras palavras está em ser: Cristo em caráter; Cristo em
demonstração; Cristo em poder de transmissão. Quando o indivíduo se entrega ao
Senhor e se torna filho de Deus, ele passa a ser como um cristo-homem — um
cristão. Tudo o que a pessoa faz e diz dali em diante deve ser a vontade, as
palavras e as obras de Jesus, da mesma maneira como Jesus falou e fez absoluta
e completamente a vontade do Pai” (LAKE, John G. Devocional. Série:
Clássicos do Movimento Pentecostal. RJ: CPAD, 2003, pp.43-44).
CONCLUSÃO
Tiago relaciona uma série de
exortações que, se praticadas em conjunto, resultarão na completa resistência
ao Inimigo de nossa alma. O que Deus espera de nós é que sejamos santos como
Ele é santo. Resistir ao Inimigo, no contexto de Tiago, resume-se em que cada
um de nós sujeitemos-nos à vontade de Deus e cheguemos-nos a Ele; e devemos
ainda purificar as mãos e limpar o coração. É essa dependência de Deus que nos
leva à vitória em Cristo.
PARA REFLETIR
A respeito de “Um inimigo que precisa ser
resistido” responda:
O que mostra a palavra “sinagoga” em Tiago 2.2?
O emprego da palavra “sinagoga” como alternativa mostra que Tiago vem de
uma época em que os discípulos eram chamados de “o movimento de Jesus”.
A que se refere a expressão “guerras e pelejas”?
A expressão “guerras e pelejas” se refere às discussões acirradas sobre
“o meu e o teu”.
O que só o cristianismo tem e que fez dele a única
religião do planeta com tal característica?
Na verdade, o cristianismo é a única religião do planeta que tem o Espírito
Santo (Jo 14.16,17).
O que significa a expressão “duplo ânimo” (Tg 4.8)?
O duplo ânimo diz respeito aos crentes indecisos e divididos em suas
decisões entre Deus e o mundo (Tg 1.8).
Quais as bênçãos resultantes das exortações de
Tiago?
Essas exortações resultam em bênçãos, entre elas a de que o Diabo fugirá
de nós, e o Senhor nos “exaltará” (v.10).
SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
Um inimigo que precisa ser resistido
Prezado professor, prezada
professora, um bom início de preparação para a aula desta semana é estudar a
carta de Tiago. Assim, é possível compreender bem o contexto em que se encontra
a seção que nos interessa na lição. Logo, será possível perceber em seus
estudos que o contexto da seção exposta na lição versa a respeito do “chamado à
santidade”. Esse procedimento é importante porque a ausência dele é que permite
o movimento moderno de “batalha espiritual” distorcer ou forçar tanto o texto
bíblico.
Sobre a epístola de Tiago
No primeiro tópico da lição, o
comentarista faz uma breve introdução sobre a carta. Ele passa pelos
destinatários, destaca os principais conteúdos da epístola e se concentra no
tema da carta. O comentarista mostra como se trata um tema atual com seriedade bíblica.
Ora, não se pode versar sobre uma seção bíblica, ou um assunto bíblico, sem
dar-lhe atenção de acordo com o devido contexto. Quando buscamos o que o texto
bíblico quis dizer exatamente aos nossos primeiros irmãos, os leitores
originais de Tiago, nós temos maior garantia de não cometer injustiças com o
texto da Bíblia.
Sobre os “deleites da vida”
O segundo tópico trabalha o tema dos
deleites da vida, passando pelos quatro primeiros versículos do capítulo 4. Os
temas que Tiago emprega nos versículos 1 a 4 são “guerras e pelejas”, “os
deleites da vida”, “cobiça e inveja”, “adultérios”. Aqui, nestes primeiros
versículos, o escritor da epístola prepara a plataforma para o convite de
resistência do crente.
Sobre resistir o inimigo
O terceiro tópico trata da
resistência do crente. Este só pode resistir ao Diabo porque o Espírito Santo
lhe habita. Fica claro na epístola que quando resistimos os instintos mais
primitivos de nossa natureza humana, tal como a disposição para a contenda,
para os prazeres, para a cobiça e inveja, para o adultérios, com o auxílio do
Espírito Santo, então, resistimos o Diabo. Com uma vida de santidade
perseverante no Senhor, as tentações impostas pelo Diabo fugirão de nós. A vida
cristã precisa ser vivida em santidade, com o auxílio do Espírito Santo. O
Diabo, nosso adversário, tentará nos desestabilizar. Mas se lhe resistirmos em
Cristo, na força do Espírito Santo, ele fugirá. Quem perseverar, em Cristo,
resistirá o Diabo. Quem resistir, em Cristo, vencerá o Diabo.
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